quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A importância do Taekwondo na infância

O ato de brincar não se limita a um simples passatempo sem funções, que serve apenas para entreter às crianças em atividades divertidas.
Além de contribuir com o crescimento saudável, o brincar conduz aos relacionamentos grupais e a sociabilidade da criança. É a maneira que esta tem de vivenciar e experimentar suas primeiras relações, preparando-se para o “mundo adulto”.
O ato de brincar sozinho ou com outras crianças favorece o entendimento de certos princípios da vida, como: colaboração, divisão, liderança, obediência às regras e competição.
A aprendizagem de habilidades motoras e da linguagem, também são desenvolvidas durante o brincar, como por exemplo, ao brincar de “boneca” ou “carrinho”, a criança emitirá sons ou verbalizará (com o brinquedo ou seu companheiro de brincadeira), estabelecendo assim uma forma de comunicação, além de exercitar, de maneira ampla, sua motricidade, ao manusear o brinquedo.
Através da brincadeira, a criança perceberá o mundo ao seu redor, testando suas habilidades físicas como correr e pular, funções e papéis sociais como: o médico, o mecânico, o motorista, o papai e a mamãe. Assim, aprenderá regras e colherá resultados positivos ou negativos das suas ações e registrará elementos que integrarão seu desenvolvimento. Daí a importância do Taekwondo nesta fase, pois é um misto de esporte e filosofia que agrega muitos valores, tais como disciplina, espirito de equipe, respeito ao proxímo, força de vontade, auto confiança e auto estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário